terça-feira, 1 de março de 2011

Tango

Profs. Lúcio Mauro e Gisele Santos

O tango não é somente um estilo musical, é também dança e expressão cultural. Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.
Teoricamente o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos e periferias daquela área no final do século XIX. Nessa época era dançado por dois homens. Mais tarde, por volta de 1910, marinheiros franceses levaram o Tango à França, mais especificamente à Paris. A cidade se rendeu ao Tango, uma dança exótica e sensual, que fez com que muitos artistas argentinos e uruguaios viajassem e até se radicassem na capital francesa.
O Tango tem sua essência dramática, onde a paixão, a sexualidade, a agressividade, estão sempre presentes. Como no início, o tango era dançado por homens, a mulher é sempre submissa na dança.
Há diferentes estilos de Tango, o tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, o tango jazz. Entre os nomes mais famosos de todos os tempos estão Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Atualmente encontra-se estilos como tango rock e tango eletrônico (este pode ser representado pelos grupos Bajofondo e Gotan Project).

*O Tango foi considerado Patrimonio Cultural da Humanidade pela Unesco em 30 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário